A minha primeira experiência de KAP

No festival de Moledo deste ano fiz finalmente a minha primeira experiência de KAP! Foram cerca de 20 minutos com a câmara no ar, que produziram praticamente 80 fotos, das quais se aproveitam as que apresento de seguida:

Vodpod videos no longer available.

more about “KAP Moledo 2010“, posted with vodpod

As fotos foram feitas com uma Canon A470, modificada com o firmware CHDK, e com um script que descobri nos fóruns do chdk designado “Wind Watcher KAP”.  A máquina disparava a cada 12-15 segundos, mais ou menos, numa altura do dia em que o vento estava forte, com rajadas a variar entre os 25 e 40 km/h. A duração da experiência foi curta porque entretanto outros deveres relativos ao festival me aguardavam…

O kite usado foi um tipo Jordan de marca própria da Decathlon (Tribord), o qual nunca tinha voado, e cheguei à conclusão que é um pouco instável para este efeito. Com o vento que estava, o kite puxava que se fartava, e tornou toda a experiência um pouco mais dificil.

A máquina foi pendurada usando um pequeno tripé portátil, ao qual atei linhas que depois liguei à linha principal do kite. Eu esperava desta forma conseguir ter algum tipo de estabilidade, e sobretudo quis fazer a experiência do modo mais simples possível, sem grandes aparatos.

A verdade é que com o vento que estava, a instabilidade do kite e a simplicidade do sistema de fixação da câmara, a experiência foi um bocado assustadora! Eu estava a ver quando é que a máquina iria cair desamparada e estatelar-se no chão, mas é um facto que se aguentou os 20 minutos lá em cima, apesar de ser atirada violentamente de cima para baixo, de um lado para o outro, quase constantemente.

Não admira portanto que a maioria das fotos obtidas sejam lixo. Na verdade estou surpreendido que se tenham conseguido salvar tantas fotos!

Conclusão da experiência: este sistema super simples de fixar a máquina apenas resulta se o vento estiver constante e com uma intensidade não muito forte, portanto já preparei um picavet para funcionar como sistema de suspensão, e quero ver se testo novamente neste fim de semana no festival de Melides.

Anúncios

One thought on “A minha primeira experiência de KAP

  1. Ola Alex, bonitas fotos.. KAP tambem quero comecar…
    esta previsto con 2 Rokkakus, um para ventos soaves e um para ventos fortes… para a camera quero usar um AuRiCo
    http://skyware.fam-engels.de
    bom vento e muitas fotos….

    PS. 20 minutos de voo sao 60 minutos ao computador 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s